• Flávia Mandt

A COR DO ANO


Imagem: Pinterest

Você viu que essa semana a Pantone divulgou a cor do ano de 2019, né? Mas e aí, o que isso significa? Quem é Pantone e porque ela define isso? Eu mesma estava curiosa para mais informações e tá aqui um resuminho do que descobri. Vem ver:

Primeiramente vamos esclarecer quem (ou o quê) é PantonePantone é uma empresa norte-americana, que a princípio fabricava cartões de cores para indústria de cosméticos e hoje é uma autoridade em cores. Em 1963, seu fundador Lawrence Herbert, percebendo que o espectro de cores é visto e interpretado diferentemente por cada indivíduo, criou o sistema de cores Pantone Matching System, o PMS (em português, conhecido como Escala de Cores Pantone).

Desde o ano 2000, a Pantone divulga a cor do ano e isso influencia todo o mundo da cor, da gráfica à passarela, da decoração do design de interiores aos casamentos. A cor serve como base e inspiração para looks de moda, móveis e detalhes da decoração, e claro, o que nos interessa, às noivas e suas escolhas na decoração do grande dia.


E como a cor é escolhida? A escolha da cor é definida com base em uma extensa pesquisa sobre tendências que envolve moda, cinema, moda streetwear. Os coolhunting (caçadores de tendências) do Instituto Pantone faz uma profunda pesquisa sobre o que está sendo discutido, o que o mundo está pedindo antes de definirem a cor do ano.

Até aqui, gostei de tudo o que aprendi. Mas tem mais:

A escolha do ano


A cor deste ano é a Living Coral (Coral Vivo). Vibrante e ao mesmo tempo suave, ela foi escolhida, segundo a empresa, por incentivar a atividade alegre, simbolizando a nossa necessidade inata de otimismo e expressão lúdica. "Adorei a explicação).

A diretora do Instituto, Leatrice Eiseman explica mais: "Em reação ao ataque da tecnologia digital e das mídias sociais, que cada vez mais se incorporam na vida cotidiana, procuramos experiências autênticas e imersivas que possibilitem conexão e intimidade", escreveu a marca. Segundo eles, a nova aposta simboliza ainda otimismo e alegria para o ano que vem. Com os consumidores cada vez mais interessados em ter interação humana e conexão social, as qualidades humanizadoras e animadoras desse tom provocam boas reações" Legal... mas com o que a gente combina a Living Coral? Sempre falo aqui que nosso papel como cerimonialista é orientar e jamais influenciar na decisão de nossos clientes, né? E como orientadora, é importante saber como encaixar a cor do ano na identidade visual do evento, se essa for a vontade dos donos dele.


De acordo com os especialistas no assunto, o ideal é que a cor living coral apareça nos detalhes, combinando com marinho, roxo e verde escuro. É possível combiná-la também com amarelo, menta e outras cores da paleta divulgada pela Pantone para a Primavera/Verão 2019.

Inspirações

E pra inspirar, vou deixar umas fotinhos:


Inpsire: Paleta de Cores Primavera/Verão 2019. (Imagem: Google Imagens)

Inpsire: Save The Date e Convite Living Coral + Marinho (Imagem: Pinterest)

Inspire: Living Coral + Marinho (Imagem: Pinterest)

Inspire: Paleta de Cores (Imagem: Lápis de Noiva)

E você, gostou da Cor do Ano? Conta aqui. E claro, conta também se gostou do post, tá? Um super beijo e até breve ❤




TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

© 2020 por A Benta Consultoria e Treinamento de Eventos.