Cronograma: a ferramenta necessária para montar o quebra-cabeça

#abenta #consultoria #cerimonial #eventos #cerimonialista #casamentos #matrimônio #noivas #debutantes #cursodecerimonial



Oi, gente, tudo bom?


Hoje vou falar sobre uma das maiores dificuldades que sinto nos meus alunos e também que sinto quando vou em casamento como convidada: o cronograma.


Quando estamos organizando um evento, pensamos em todos os detalhes, né? Mas se não colocarmos isso no papel, e em ordem dos acontecimentos, ficamos perdidos na hora do evento. Infelizmente, vejo muita gente trabalhando dessa maneira e o evento fica inevitavelmente desorganizado.


Vou contar para vocês como aprendi a fazer o meu cronograma: quando fiz o meu curso de cerimonial, a instrutora não ensinou como elaborar o cronograma. Ela falou bem por cima e, quando fui para a vida prática, já no meu primeiro evento, percebi o quão importante era essa ferramenta e não sabia como elaborá-la de maneira eficaz. Aos poucos, evento após evento, fui desenvolvendo o cronograma perfeito, capaz de cobrir realmente todos os pontos necessários. Mas foi a base de muito erro, e até certo desespero na hora do evento, já que em um cronograma eficaz não é possível saber perfeitamente como agir em um evento. Com experiência e ajuda da minha equipe, que sempre foi meu terceiro olho e meu braço direito, desenvolvi um cronograma bem legal.


Eu faço assim: converso com os noivos sobre tudo o que vai acontecer no evento (tudo mesmo!) e vamos determinando, noivos (ou a debutante e seus pais) e eu o horário de cada momento do evento: horário de chegada dos convidados, para onde se dirigem, como será a recepção, qual o horário da entrada dos noivos e o que eles fazem em seguida, qual o horário do jantar, da gravata, do buquê, da abertura da pista... enfim, pensamos em tudo todos os menores detalhes e vamos determinando os melhores momentos para a execução de cada um.


"Mas Flávia, tem uma regra para esses horários?" Olha... até tem o melhor formato, mas o principal é que o evento tenha a cara dos anfitriões. O que eu indico então: analisar a vontade dos noivos, colocar no papel e pensar como aquilo vai funcionar. Pela sua experiência, não só como profissional mas também como convidado em casamentos, o que você acharia melhor? Conta isso para eles. Já tive noivos que insistiram no formato imaginado e fizemos acontecer. Às vezes no momento do evento, percebemos que realmente funcionaria melhor de outra maneira, mas com certeza fazemos acontecer da forma mais organizada possível.


Pense com muito carinho no cronograma do evento, pois é ele que vai garantir que seu evento seja um sucesso e bem organizado como você e seus clientes sonham.


Conta aqui pra gente como é o seu cronograma, tá bom?


Beijão ❤


(Imagem: Pinterest.com)

10 visualizações

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

© 2020 por A Benta Consultoria e Treinamento de Eventos.