HISTÓRICO DO WHATSAPP: preciso guardar?

Atualizado: Set 11




Sim, precisa!!!


Assim, de maneira simples e direta, começamos o nosso artigo! rsrs


DEIXA EU CONTAR O QUE ACONTECEU POR AQUI:


Eu precisei formatar meu celular. Ele estava viciado, quase zero arquivos e apps, mas dando 100% de carregamento. Apagava coisas, ficava com 88%, mas uma foto que eu tirasse, ele já chegava a quase 100 novamente. Então decidi formatar.


Como eu valorizo MUITO o histórico do Whatsapp e o uso demais, antes da formatação, conferi o backup do app e... estava 10 dias desatualizado. Meu deus do céu, quase tive um troço!!!! Atualizei e, aí sim, formatei o celular. Ufa, deu tudo certo! Ficou com 20% de carregamento só... Que bom, um problema a menos!


Depois disso, fui reinstalar os apps (preferi não pedir para reinstalar tudo automaticamente, porque provavelmente ele reinstalaria também os arquivos e apps escondidos que estavam sobrecarregando o celular).

Instalando o Whatsapp Business (que é o que a gente usa por aqui e super recomendo que usem também), ele perguntou se eu queria RESTAURAR o histórico. Sim, claro que sim! rs...


SÓ QUE... deu erro! Não restaurou. Na verdade, nem concluía a instalação, mas não dava a opção de tentar novamente a restauração. Então o que eu fiz? Desinstalei e instalei de novo. MAAAASSSS nessa tentativa de instalação, ele salvou o backup atual. Ou seja, fez backup de nada! Não restaurou, mas salvou o backup. Ou seja, vazio!


E foi assim que eu perdi tudo tudinho!* rs


No Google Drive, onde fica salvo o backup do Whatsapp, tem uma opção de "histórico de versões de arquivos". Então quando se quer recuperar um arquivo que foi atualizado sem querer, é só ir ali no histórico e voltar pra versão anterior. Mas pro histórico de Whatsapp não tem isso... triste demais, né?


Chorei? Absurdos! hahaha... pode parecer bobagem, mas o histórico realmente é muito importante pra mim. Tanto, que tinha mensagens desde 2015 (isso que eu sei, mas como nunca apaguei histórico, pode ser que tivessem até mais antigas, não sei...).


E QUAL FOI A MINHA SAÍDA?

Chorei a perda. Ah, eu choro mesmo, gente! Eu acredito muito naquele estudo que diz que pessoas que choram são mais fortes... choro, desabafo, faço ho'oponopono, limpo as emoções e fico pronta pra recomeçar!

Depois de tudo emocionalmente trabalhado (de um dia pro outro, viu? Nada de ficar remoendo... Aconteceu, trabalha, resolve e boa pra frente! ❤️), contei pras minhas alunas e pedi ajuda: pedi para me encaminharem algumas mensagens que eu lembrava serem importantes (a saber: até as respostas rápidas sumiram do Whatsapp! Falei que perdi tudo? Pois é... tudo! rsrs).


E aí, depois da minha mensagem, percebi que bastante gente também valoriza o histórico de mensagens. E eu acho ótimo isso por dois motivos:


1: Porque graças a isso, muita gente conseguiu me mandar muuuuita coisa de volta. E sou imensamente grata por isso! ❤️❤️❤️


2 e principalmente: Porque o histórico é uma ótima forma de manter relacionamento com clientes.


Já aconteceu várias vezes: uma pessoa interessada nos cursos fala comigo, a gente bate um papo bem legal, mas por algum motivo ela não fecha ali naquele momento. Depois de meses (até um ano, vai saber!) ela retorna. E quando eu sei quem ela é, o que ela faz, o que conversamos... nossa, ela se sente muito valorizada. "Uau, vc lembra de mim???". Siiimmm o histórico me permite lembrar de tudo.


Então guardar histórico não é (APENAS rs) um apego emocional. É uma ferramenta muito importante para o nosso trabalho: seja para lembrar do que foi conversado, como já falei, mas também para comprovar o que foi falado ("ah, mas vc falou que faria tal coisa"... "não não falei olha o print da nossa conversa" Confesso que essa semana fiz isso com uma pessoa que estava querendo jogar em mim uma responsabilidade que não era minha!).


TÁ... E COMO EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA NOVAMENTE?

Puxa gente... estamos nas mãos da tecnologia, né? Com essa experiência, pensei muito nisso!


Podemos adquirir o costume de baixar o histórico de tempos em tempos e enviar para um e-mail. Podemos copiar e colar mensagens importantes no Word e subir para a nuvem. Podemos usar aplicativos como Trello, Evernote ou outros apps e salvar mensagens importantes ali... Maaaass tudo isso é o que? Tecnologia? De qualquer forma estaremos nas mãos dela.


E gente... tá tudo bem! rsrs... Paciência, sabe? A gente faz o que pode, mas não temos o controle de tudo. Na vida, tudo é assim. Com tecnologia não é diferente. E se acharmos que é, sofremos demais... então, faz o que pode fazer, proteja como puder proteger, mas se "der ruim", paciência! Respira fundo e recomeça. É legal? Vixe, não é! Mas se perder algo importante assim, é o que podemos fazer: ter resiliência, ressignificar e recomeçar!


Resumindo:

* Histórico de mensagens é importante;

* Cuidar do backup é importante;

* Salvar mensagens importantes é importante;

* Mas deixar ir, se o pior acontecer, é importante também!

Combinado?


Pra quem leu até aqui e fez sentido, dá um oi!


Beijão a todos! ❤️

Flávia Mandt

7 visualizações

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

© 2020 por A Benta Consultoria e Treinamento de Eventos.