O contrato perfeito

#abenta #consultoria #cerimonial #eventos #cerimonialista #casamentos #matrimônio #noivas #debutantes #cursodecerimonial



Olá, pessoal... tudo bom?


Muita gente me pergunta sobre a elaboração de um contrato que realmente defenda o profissional de eventuais problemas. Como já falei, eu sou formada em Direito e, apesar de nunca ter exercido a profissão e só ter feito estágio na área, eu tenho essa noção jurídica, né? Mas ainda assim, foi somente com os eventos acontecendo que fui percebendo todas as cláusulas que precisava incluir no meu contrato e conseguir chegar a um modelo perfeito.


Além das informações básicas, como dados das partes - sua empresa e seu cliente, nome do parceiro ou da debutante, local, data e horário do evento, precisamos pensar nas cláusulas importantes para a área de organização de eventos. Uma vez, por exemplo, tive um evento ao ar livre, e na semana do evento tudo indicava que choveria, mas não tínhamos um plano B. Simplesmente não havia a possibilidade de mudar a festa para uma área coberta, já que não havia no local, e os noivos não queriam de maneira alguma (e nem tinham verba para isso) contratar tendas. Gente, imagina o meu desespero? Foi bem tenso, confesso! rsrs... Os noivos eram bastante religiosos e tinham certeza de que tudo sairia perfeito, e que Deus estava abençoando. Mas eu, como profissional, não podia só contar com a ajuda divina, né? É nosso papel como assessor de eventos pensar em tudo o que pode dar errado e pensar na solução para o problema antes que ele aconteça. Mas neste caso, não tive mesmo o que fazer. Eu pensei muito e decidi que o que me restava era ter fé, assim como os noivos... lembro até que minha mãe conversou comigo sobre isso, de tão preocupada que eu estava! rs. No dia, amém!, fez um dia maravilhoso, com céu muito azul! No final do evento garoou um pouco, mas nada que atrapalhasse o evento.


Que bom que deu tudo certo, né? Mas eu não podia mais correr este risco. Então o que eu fiz? Inclui uma cláusula no contrato sobre a obrigatoriedade, por parte dos contratantes, de terem sempre um plano B para casamento ao ar livre. Foi assim também em relação a seguirem as indicações do passo a passo do evento, sobre respeitarem a capacidade de convidados do espaço do evento e também sobre a necessidade de contratação de fornecedores profissionais para a execução da festa. Conforme iam acontecendo coisas que eu percebia que podia causar problemas na entrega do evento, eu ia incluindo cláusulas. Multa para atraso de pagamento ou cancelamento do contrato também devem ser tratados contratualmente. Outro item importante é sobre a autorização para a utilização das fotos do evento por parte da empresa de assessoria. Podemos pensar que todas as noivas adoram aparecer em todas as redes sociais e blogs, né? Mas isso não é verdade! A minha sorte é que quando uma noiva me perguntou o porquê de eu estar divulgando fotos do seu casamento, eu a lembrei da cláusula do contrato. Retirei as fotos por respeito, mas com a certeza de ter tido a autorização prévia por parte dos noivos. Então, analise bem as suas necessidades e riscos e vai incluindo cláusulas no seu contrato. É melhor pecar pelo excesso de proteção do que pela falta dela, né?


E o seu contrato, como é? Você já teve algum susto por falta de alguma cláusula nele? Conte para a gente!


Beijos a todos <3


(Imagem: Freepik)

16 visualizações

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

© 2020 por A Benta Consultoria e Treinamento de Eventos.