Questão de Gosto - Parte II: Identidade visual

Identidade visual é a cara do evento. É ela que define como será o convite entregue e o menu exposto na mesa. Dedicar um tempo para isso é primordial para a beleza do evento.


Identidade visual. Imagem: Pinterest.

Olá, pessoal... tudo bom? :)

Continuamos aqui falando sobre essa coisa tão bonita e individual: gostos! E hoje vamos falar um pouco sobre a identidade visual do evento. Por definição, identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa. Adaptando isso a eventos, estamos nos referindo à cara dele. Sabe quando os noivos escolhem o estilo do convite? Aí começa a identidade visual deste casamento. Não veremos uma noiva que escolheu o estilo glamouroso para sua festa, fazer um convite com barbante e folhinha de alecrim, não é mesmo? Com certeza, o convite escolhido será em papel mais requintado, com laço de cetim e letras douradas. Se não isso, será algo bem parecido, né? Isso é a identidade visual. Por isso falamos que é ela quem dá a cara do evento.


COMO DEFINIR A IDENTIDADE VISUAL


A identidade visual tem totalmente a ver com o perfil do dono do evento, o que cai no tema principal do artigo: gostos! Uma pessoa que gosta do amarelo, dificilmente vai pender para a escolha do azul na sua identidade visual. Ela vai escolher o que para ela se encaixa em seu perfil. Isso vale para cores, para estilo e até mesmo para as flores. No estilo glamouroso, por exemplo, dificilmente veremos gipsofila (aquela flor que também chamamos de mosquitinho, sabe?). Pode ter? Claro que pode! um bom decorador com certeza encaixa essa escolha de maneira a abrilhantar ainda mais o evento. Mas o que acontece é que normalmente a noiva que gosta do estilo glamouroso, prefere flores mais suntuosas, como lírios e orquídeas, por exemplo. Todas essas informações vão complementando a identidade visual do evento.


COMO ORIENTAR SEUS CLIENTES QUANTO À IDENTIDADE VISUAL


Para nós, cerimonialistas, não tem nada mais gostoso do que ser contratada bem no início do evento, antes de qualquer outro fornecedor, né? Tão bom poder participar de todo o processo de escolhas e contratações. Além de ser bem gostoso, ainda podemos orientar nossos clientes em todas as decisões a serem tomadas. E uma delas é, claro, a identidade visual.


Logo na primeira reunião, é legal fazer o briefing completo do evento, falando sobre todos os desejos do casal. Conforme as respostas forem chegando, a cerimonialista já consegue captar o estilo dos noivos e, com isso, começar a orientar sobre as futuras escolhas. Ao perguntar sobre estilo da festa (glamourosa ou mais para o estilo boho-chic), sobre o horário (de dia ou de noite), sobre o local (em salão ou ao ar livre), estamos conhecendo o perfil dos clientes e também do evento sonhado. A partir daí, as ideias começam a surgir para as orientações daquele casal específico.


O próximo passo é mostrar fotos referências e deixar a escolha nas mãos deles, afinal, como estamos falando nesta série, a escolha tem que ser dos donos do evento, independentemente de aprovarmos ou não a escolha. Se a escolha for algo fora do comum e até mesmo exuberante demais, mostre opções que sigam a mesma linha, mas não esqueça nunca: a escolha definitiva sempre será dos anfitriões.


QUAL PROFISSIONAL ESTÁ APTO A DESENHAR A IDENTIDADE VISUAL DO EVENTO


Sempre (sempre!!!) indique profissionais qualificados para o evento. A beleza, organização e perfeição do momento dependem de profissionais que sejam experts na sua área. Sabe aquela história "do sobrinho da prima da vizinha" que pode cobrar baratinho? Nem sempre ele trará o resultado esperado.


Um bom designer gráfico é a pessoa mais qualificada para auxiliar os noivos na definição da identidade visual. A identidade visual, como já falamos, é um conjunto de elementos que representa visualmente a ideia que se quer transmitir no evento. A cor, a textura e tipo do papel, o tema, o monograma do casal... tudo isso faz parte da identidade e um bom profissional conseguirá agrupar todos os itens de maneira perfeita, clean e elegante, e principalmente, respeitando os gostos de seus clientes.


E aí, gente, gostaram do post? Deixa seu comentário aqui ou nas nossas páginas nas redes sociais. Saber sua opinião é sempre muito importante e é assim que poderemos continuar a escrever artigos de seu interesse. Deixa seu comentário, ok?


Um super beijo e semana que vem tem mais. Fica com a gente! ❤






18 visualizações

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

© 2020 por A Benta Consultoria e Treinamento de Eventos.